Os elementos em Astrologia – Fogo, Terra, Ar e Água




Os elementos em Astrologia –  Fogo, Terra, Ar e Água

Existem quatro elementos na astrologia. São eles o fogo, a terra, o ar e a água.

 

elementos-simbolos

Fogo

CARNEIRO – LEÃO – SAGITÁRIO
(Cardinal – Fixo – Mutável)
Casas 1 – 5 – 9

 

Signos de Carneiro, Leão e Sagitário  – Representa o desejo e as energias criativas.

 

Para que serve o fogo? Dá calor ou queima; proporciona prazer ou causa doenças; arde e consome-se.
É a 1ª força, o início, o motor de um novo começo, de uma nova primavera. O amor, o riso, a vida são fogo. A morte, a falta de força vital indicam falta de fogo. Conforme se caminha na espiral ascendente o fogo deixa de estar ligado às sensações primárias e vai evoluindo de forma a ser expresso de uma forma mais mental e espiritual.

 

O elemento Fogo indica expansão, dinâmica, iniciativa, auto-expressão, capacidade criativa, acção, entusiasmo, inspiração, auto-afirmação, impaciência, estímulo, energia e coragem.

 

Características: os signos do fogo são entusiastas, alegres, vigorosos, confiantes em si próprios, ardentes, activos, apaixonados, auto-suficientes, intensos na emoção, amigos da boa vida e dos desportos. Aventureiros, desejam o novo, não temem o perigo nem expor-se. Em geral não concedem tempo à dor e ao sofrimento, tanto próprio como alheio; tão-pouco se detêm muito tempo a desfrutar os seus ganhos, pois quando conseguem alguma coisa partem imediatamente para outro objectivo.

 

Demasiado fogo no mapa: pode ser bastante perigoso ou autoritário; a paixão suscita excessos ou reacções inesperadas; extravagância, arrogância, orgulho desmedido e intolerância.

 

Falta de fogo num mapa indica que a pessoa peca por falta de entusiasmo e vitalidade e tem nítidas tendências materialistas; pode ser depressiva ou pessimista.

 

O fogo combina-se com o ar, porque o aviva e acende. Em contrapartida não se dá com a água, porque o apaga e com a terra, porque o asfixia.

 

ENERGIA DE FOGO
Carneiro: Vigor ao actuar; impulso e valentia; paixão por ser.
Leão: Capacidade de ser; radiação; percepção de vida.
Sagitário: Abertura a explorar; abundância universal; generosidade e sabedoria.

 
O signos de Fogo (Carneiro, Leão e Sagitário) experimentam uma profunda necessidade de se auto-exprimirem e respondem aos estímulos externos através da acção.

 

Ar

Signos de Gémeos, Balança e Aquário  – Representa o intelecto, a habilidade de raciocinar e de se comunicar.

Elemento mental por excelência. Tem no âmago o conhecimento e a comunicação. É o elemento que manifesta a dimensão da palavra sobre o materialismo da terra. Está associado à respiração (“ar que respiramos”). Este elemento evolui através dos diferentes estádios da espiral evolutiva através da evolução da “palavra” e da “comunicação”.

O elemento Ar refere-se aos processos de pensamento, ao domínio do mental, da comunicação, dos relacionamentos, da percepção sensorial, da interacção pessoal, das ideias, do racional e do reflectivo.
Os signos de Ar (Gémeos, Balança e Aquário) caracterizam-se pela sua necessidade de compreender tudo o que experenciam. A sua resposta é intelectual.

Água

Signos de Caranguejo, Escorpião e Peixes  – Representa os sentimentos, as emoções e a capacidade de amar.

A água tudo conquista. É condutora e guia. É o elemento que mostra o lado “escuro” da mente, que evidencia as experiências não resolvidas. O elemento Água é o elemento de passagem entre os diversos níveis da existência, culminando com o signo de Peixes que faz a ponte entre o ar de Aquário e a nova Primavera, o novo renascimento do novo fogo do Carneiro.

O elemento Água relaciona-se com as emoções, a intuição, a sensibilidade, a vulnerabilidade.
Os signos de Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) precisam de sentir e apresentam uma resposta aos estímulos essencialmente emocional.

Terra

Signos de Touro, Virgem e Capricórnio  – Representa recursos materiais, o meio ambiente e as posses e os valores.

Este elemento é o elemento mais físico dos quatro. É materialista, lento, obscuro, “Quadrado”. Aliado a este elemento está a produtividade, o poder, a realização. É o elemento com mais características femininas, Yin. A evolução deste elemento, materializa-se com a diminuição das suas características materialistas e obscuras e densas, tornando-se gradualmente mais leve, canalizando as suas características para a ajuda ao próximo e elevando o seu padrão de vida, até atingir um tipo de vida menos materialista e com menos apego ao poder.

O elemento Terra traz organização, ordem, cautela, prudência, disciplina, paciência, prática, pragmatismo. Relaciona-se com o mundo físico e a vida material.
Os signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) têm uma grande necessidade de estabilidade. A sua resposta é pragmática.

 

Tradicionalmente, os signos de Fogo e Ar são considerados activos/extrovertidos/”masculinos”, enquanto os de Água e Terra são designados como passivos/introvertidos/”femininos”.

Considera-se ainda que os signos de Ar são compatíveis com os de Fogo, ao passo que os de Terra são mais compatíveis com os de Água.

Cada um dos quatro elementos manifesta-se em três diferentes ritmos: cardinal, fixo ou mutável.

 

Símbolos e Polaridades

 

Elemento Símbolo Polaridade
Fogo Alchemy fire symbol.svg       Yang (Masculino)
Ar Alchemy air symbol.svg
Terra Alchemy earth symbol.svg Yin (Feminino)
Água Alchemy water symbol.svg




 

Fontes: ZODÍACO As três Etapas Evolutivas, Rui Simões, http://cova-do-urso.blogspot.pt/2007/11/fogo.html

Leave a Reply