O Signo de Touro – Tudo sobre o Touro em Astrologia

Touro

Tudo sobre o Signo de Touro em Astrologia




As características do signo de Touro são a solidez, pragmatismo, extrema determinação e força de vontade – Seguem de boa vontade e fielmente um líder em quem confiem. São estáveis, equilibrados, bons conservadores, cidadãos cumpridores da lei e amantes da paz.

Depois do fogo original de Carneiro, impulso inicial da primavera, os brotos abrem-se, as forças vitais encarnam e enraízam, a fim de assegurar a subida das seivas, a realização das formas e da natureza humana.

Touro liga-se à casa II, que simboliza a posse e os bens materiais. Entramos em uma área de instintos calmos, de fertilidade, de placidez, estabilidade, perseverança, prazer carnal, exaltação sensorial.

Touro constitui o apogeu dos poderes terrenos e primaveris, em oposição a Escorpião, em que as formas apodrecem e se desagregam. Da mesma forma que Escorpião significa os valores genitais e anais, de excreção, transformação e desnutrição, Touro exprime as pulsões orais: deglutição, captação, aquisição.

 

Touro : O universo é um maravilhoso festim

 

Touro absorve, Escorpião elimina. Instintivo, monopolizador e voraz, Touro quer deglutir tudo o que armazenar: sensações, emoções, ideias. Vive na paixão de ter; que se transforma facilmente em ideia fixa e em ciúme obsessivo. Sua motivação fundamental é a necessidade de tomar e conservar; daí uma natureza prodigiosamente receptiva a tudo o que cobiça.

O universo é para ele um maravilhoso festim a ser saboreado em toda a sua dimensão. Esse apego sensual e essa embriaguez carnal fazem dele um temperamento dionisíaco. Aparentemente simples, complacente e bondoso, Touro é capaz de repentinos furores, tanto mais violentos e inesperados quanto demorados para amadurecer. Para ele, o mais duro é sempre lançar-se, dar a partida. Mas quando o impulso motriz é desencadeado, nada mais pode detê-lo. Seu poder de realização é inesgotável, infatigável.

 

Touro : Um construtor nato

Essencialmente apegado a suas raízes terrenas, é um construtor nato, cuja perseverança e obstinação permitem-lhe executar muitos trabalhos. Preso a seus hábitos e a suas presunções, acontece fechar-se numa teimosia estéril e numa luta sem fim, auto-destrutiva. Empenha-se de boa vontade em contendas afectivas indiscriminadas, prolongando situações opressivas por uma certa inaptidão em romper.

Fortemente dependente do passado, fica muito tempo sob a influência de uma impressão e permanece constante tanto nas suas simpatias como em seus rancores. Fiel, conservador, não se adapta de modo algum às repentinas reviravoltas e não suporta que se falte à palavra dada. É no esforço seguido e contínuo que mostra sua plena medida. Em caso de fracasso, pode se atolar numa repetição morosa, uma incurável e melancólica passividade.

Touro-Simbolo

Tem um bom senso de valores, dos bens materiais e físicos, tem respeito à propriedade e um horror de cair em dívidas. Vão fazer tudo ao seu alcance para manter a segurança do estatuto.

Mentalmente, as características de Touro são de espírito penetrantes e práticas, mais frequentemente do que intelectuais, mas tendem a ser inflexíveis nas suas opiniões.

O Touro é dos signos o mais seguro, firme, prudente, justo e inabalável diante das dificuldades. Seus vícios decorrentes de suas virtudes, vai a extremos em algumas ocasiões.

Tem capacidade de perceber o espírito através da matéria e por vezes incapacidade de se desfazer da matéria para libertar o espírito.

É constante nos seus gastos e nos seus afectos.

Faz a busca do valor e do sentido da vida através da construção de valores, estabilidade, segurança e persistência.

 

Touro, é um Signo de Terra (elemento) – matéria espessa, abundante, lenta, cheia de sucos nutritivos – pastagens férteis e campos verdejantes…

Pertence à Cruz Fixa (qualidade), e é regido por Vénus (planeta regente).  É o signo natural da Segunda Casa.

 

[table id=3 /]



Associações ao Signo de Touro

  • Construção
  • Estabilidade
  • Segurança
  • Paz
  • Pacificação
  • Estabilidade
  • Conservação
  • Sensualidade

 

Touro : Terra Fixa

Em Touro, a energia primordial começa a ser estabilizada e toma forma pela primeira vez.

O impulso é para a estabilidade, para a vivência do lado “prático” da vida. Todo o tema do signo envolve posses, “lucro” e a segurança que surge da obtenção de um território pessoal e bem definido. Neste contexto, pode surgir um grande apego a formas (de pensar, sentir, objetos materiais, etc.) A outra face deste signo é a inércia, a preguiça, a indolência e a possessividade.

keep-calm-que-eu-sou-do-signo-touro

O elemento Terra que caracteriza este signo, confere-lhe o modo de funcionar concreto e prático. Há uma tendência a experimentar do mundo através dos sentidos – saborear, cheirar, sentir, etc. O Modo Fixo aumenta a tendência para a estabilidade e a “estática” associada ao elemento Terra.

A combinação Terra Fixa exterioriza-se muitas vezes por uma resistência à mudança, forte ênfase no mundo concreto e muita teimosia.

Quando este signo está muito acentuado num mapa natal, existem valores muito concretos e práticos, grande capacidade de trabalho, persistência e paciência. O sentido estético e a sensualidade andam a par: há uma capacidade natural para apreciar a beleza e as “coisas boas” da vida. O exagero destas qualidades pode, contudo, gerar um forte apego à segurança e ao bem-estar, que acentuam a sensualidade de forma pouco saudável, impedem o progressos e estagnam a natural gestão dos recursos.

Quando este signo está de alguma forma bloqueado no mapa, pode haver uma falta de sentido prático, incapacidade de tomar forma ou dar forma; e uma dificuldade em “saborear” a vida.

No signo complementar, Escorpião, vamos encontrar a capacidade de reciclagem da segurança e das posses. A estabilidade de Touro é substituída por uma constante transformação.

O Planeta Vénus, que rege o signo de Touro, dá-lhe capacidade valorativa, capacidade de empatia, e sensibilidade à beleza e à estética.

 

 

A Personalidade do Signo de Touro

Touro é o signo da determinação e do poder, da eficiência sobre assuntos práticos.

O nativo do signo de Touro aprecia tudo que é bom e focaliza sua atenção na aquisição de bens materiais.

Aprecia a beleza e a forma, é uma pessoa plástica, carnal, sensual e sua maneira de entrar em contacto com as coisas é através do nível do sensível. Assim, Touro representa a sensualidade, sendo amante do conforto e necessitando de segurança, tanto emocional quanto material. O dinheiro é muito importante para comprar aquilo que aprecia.

Para ele, há uma lentidão ao assimilar as impressões recebidas, que são ruminadas para depois se fazer presente e influenciar a maneira de ser.

 

 

O taurino é uma pessoa possessiva, resultado da sua necessidade de segurança, retém tudo que entra pela boca, mantém e conserva (objectos, ideias).

Não muda de opinião.

É muito ciumento, considerando a afeição dos outros como propriedade sua.

Não costuma entrar numa relação enquanto não tem certeza de que poderá continuar nela.

É muito leal com os amigos, possui compaixão e é muito afectuoso.

O signo de Touro representa a massa física, a força física, a lentidão, a estabilidade, a placidez, a calma, a resistência. Também representa as reacções instintivas, a rotina da estabilidade interna, a segurança.

Não é o signo da iniciativa, mas é de colocar em prática as iniciativas dos outros.

A evolução do taurino é segura e lenta, ele não arrisca, é prático. Atinge suas metas com calma e perseverança, prudência sem precipitação. Enfrenta as maiores dificuldades a longo prazo pois, como todo signo de Terra, está ligado ao tempo.

É persistente em tudo, nos hábitos, na dedicação, no ressentimento. E rotineiro e resistente a mudanças.

É estável, tem capacidade de aquisições e de realizações. A economia exagerada pode levá-lo à avareza.

É prático e realista, consciencioso e honesto, lento, obstinado, teimoso, pode ser preconceituoso.

Pode ser liderado, não pode ser empurrado ou mandado.

Acumula aborrecimentos durante muito tempo e, após longa ruminação, a cólera do taurino surge repentinamente, deixando todos à sua volta surpresos.

O instinto oral do taurino é acentuado: gosta de comer, come muito e com avidez. Quanto mais nutritiva for a comida melhor. Tem gostos naturais.



Tipos de Touro

 

Existem três tipos de Touro, dependendo do planeta que estiver no signo ascendente, no meio do céu ou numa casa angular:

  1. O indivíduo do tipo touro que costuma carregar um fardo no pescoço, trabalhar pesado. É perseverante, sem pressa. Fisicamente lento, de esforço paciente e que suplanta a resistência. É obstinado.
  2. O indivíduo do tipo “touro tranquilo” que é lento, de boa índole, vê o tempo passar, rumina no prado e é mais passivo.
  3. O indivíduo do tipo “touro colérico”, de sexualidade evidente, instintivo, com tendência a se zangar com mais facilidade.

 

 

 

Resumo de Características do Signo de Touro

Frases Chave: Eu tenho; eu possuo; eu conservo.

Verbo: perseverar

Palavra: determinação

Natureza básica: construtor/acumulador

Polaridade: negativo, yin, feminino

Quadruplicidade: fixa (criação ou acção determinada e persistente)

Elemento: Terra (prático)

Tipo do elemento: a terra onde a semente eclode e floresce

Regente: Vénus

Casa: 2

Metal: cobre

Símbolo do Touro: a cabeça e os chifres de um touro, um círculo com uma lua em crescente; lua fecunda, círculo, terra, matéria.

Anatomia e estrutura: boca, adenóide, amígdala, laringe, faringe, cordas vocais, pescoço, nuca, maxilar inferior, lábios inferiores, língua, tireóide, vasos linfáticos, ducto torácico, gânglios linfáticos, bulbo, esôfago, ouvidos externo e médio (apesar de o ouvido estar anatomicamente na região do signo de Touro, no nosso entender o ouvido interno está relacionado com um signo de água)

Ossos: vértebras cervicais, osso ióide, maxilar inferior

Músculos: esternóideo, trapézio, esterno-cleidomastóideo, estilofaringeu, esplênio da cabeça, longo da cabeça, longo do pescoço, escaleno, digástrico e interespinhais cervicais; oblíquo inferior da cabeça, oblíquo superior da cabeça, retos posteriores da cabeça

Artérias: carótida externa, artéria basilar, artérias vertebrais, artéria cervical profunda, artéria carótida comum, artérias tireoidianas superior e inferior

Veias: occipital, jugular externa, veia tireoidiana

Funções secundárias do signo: resistência física a traumas, capacidade de recuperação da saúde, sistema imunológico




Fontes e textos:
Sebenta de Astrologia – Ano 1 – José Augusto
mapaastral.org : signo-touro
Ana Bandeira de Carvalho – As Plantas e os Planetas
espacoastrologico.orgos: signos-solares

 

 

Leave a Reply