Mercúrio na Astrologia Ocidental. O que é e o que representa na simbologia astrológica.




Bem-vindo ao mundo de  Mercúrio, na Astrologia Ocidental. Conheça as suas dimensões arquétipas. O que é e o que representa na simbologia astrológica.

Em astrologia, o planeta Mercúrio rege os signos de Gémeos e Virgem , a Casa III, e a Casa VI.

Mercúrio é o primeiro planeta depois do Sol. É o primeiro planeta que vai diferenciar o “eu sou” (Sol) de todo o resto que eu não sou.

É comum encontrá-lo numa conjunção ao Sol, e portanto confundir o Eu Sou com o Eu Penso, isto é: Eu sou aquilo que penso, ou, noutras palavras “Penso (Mercúrio) logo existo (Sol)”.

Da Terra, é sempre visto bem perto do sol, localizado a uma distância nunca superior a 28° do Sol. Demora 88 dias a fazer um ciclo completo à volta do Sol.

 

O que significa Mercúrio na astrologia?

Para compreender o que representa e significa Mercúrio, é importante saber que, na mitologia romana, este era o deus romano da comunicação, pois estava encarregue de levar mensagens. Representava a inteligência, a eloquência e era uma espécie de “padroeiro” dos viajantes e dos vendedores. Tal como eles, também Mercúrio se deslocava com as suas sandálias aladas, simbolizando até hoje trocas de comunicação, o quotidiano e a rapidez.

 

É considerado um planeta neutro, em termos de polaridade (masculino/feminino).

Mercúrio representa a necessidade intelectual,  a forma de expressão. A palavra-chave para Mercúrio é capacidade de raciocínio.

Rege a mente racional, a razão, a comunicação, o intelecto, a percepção, a destreza, o pensamento, a transmissão, as palavras e as opiniões.

Rege a lógica e a energia mental virada para a conexão dos factos. Fará portanto, uma ponte entre a consciência individual, com tudo o que está fora desta consciência (outros planetas). Estabelecerá ligações, encontrará diferenças e identificações do que é, bem como o que não é; do dentro com o fora, e do fora com o dentro.

A sua acção é rápida, incerta, inconstante. Lida com viagens (principalmente viagens curtas), irmãos e irmãs, crianças, serviços de escritório, fala, escrita, contabilidade, secretárias, actividades com os vizinhos, cartas e serviço postal, meios de transporte, comércio, capacidade emocional e técnica.

É o pensamento e a comunicação.

Mercúrio é o mensageiro.

O posicionamento de Mercúrio no mapa mostra onde e como vamos comunicar melhor.

 

O símbolo, as dignidades e as debilidades de Mercúrio

simbolo-mercurioO símbolo, ou glifo, de Mercúrio é composto pelo semi-círculo da Lua, que representa  a Alma; o círculo do Sol, que representa o Espírito; e a Cruz da Matéria, onde tudo isto se vive.

O regente de Gémeos e Virgem

Tradicionalmente, Mercúrio é o regente de Gémeos e de Virgem.

Mercúrio em Gémeos remete-nos para o conhecimento “enciclopédico”, obtido através de uma busca insaciável de informação, e para a comunicação verbal.

Mercúrio em Virgem, signo de Terra, já simboliza a aplicação prática desse conhecimento. Porém, há quem defenda que o verdadeiro regente do signo Virgem é Ceres.

Anatomia

Governa a região direita do cérebro, os nervos, a circulação pulmonar, o sistema cérebro-espinal, a distribuição do fluído vital e nervoso, as cordas vocais, os cinco sentidos físicos e a respiração.

 

Conceito Mitológico

Mercúrio, também conhecido como Hermes, era outro filho de Zeus. Um deus ligado às coisas terrenas, era patrono dos negociantes. O mais ocupado deus do Olimpo, era também, o mais eloquente deste sagrado monte. Mensageiro e confidente governava a política, dirigia as assembleias e os jogos. Possuindo asas nos pés, tinha extrema mobilidade.

 

 

Diz a lenda que foi Mercúrio quem inventou a Lira, a qual fez presente a Apolo. Em troca da Lira, Apolo deu a Mercúrio uma vara chamada Caduceu. Conta-se que certa vez Mercúrio encontrou duas cobras em luta; pondo o caduceu entre elas separou-as e conseguiu fazer com que se reconciliassem. Depois disto, Hermes portou esta vara como embaixador da Paz, e era com ela que conduzia ao inferno as almas dos mortos.




 Mercúrio por Signo

1 – A colocação de Mercúrio por signo indica o modo como a nossa mente funciona — como pensamos, como aprendemos e como digerimos essa experiência.

Exemplos:

Mercúrio em Fogo: um pensador intuitivo.

Mercúrio em Terra: uma mente prática, muito objectiva

Mercúrio em Ar: uma mente mais fria, mais desapegada, mais objectiva

Mercúrio em Água: uma mente cautelosa

Mercúrio em signos fixos: mente rígida e predeterminada.

Mercúrio em signos cardinais: uma mente rápida a compreender

2 – O signo onde está Mercúrio também descreve o modo como nos comunicamos, trocamos ideias e informações

Exemplos:

Mercúrio em Carneiro: deita as palavras em rajada.

Mercúrio em Escorpião: fala de uma forma cautelosa, reservada, sigilosa.

3 – O signo onde está Mercúrio também descreve também indica o tipo de preocupação que ocupa a mente e aquilo que captamos e notamos à nossa volta.

Exemplos:

Mercúrio em Balança: pode notar rapidamente as possibilidades de relacionamentos.

Mercúrio em Capricórnio: pode notar aquilo que serve às metas e ambições da pessoa.

 

Mercúrio por Casa

1 – A casa onde está Mercúrio mostra a área de vida onde provavelmente nos sentiremos:

— inquietos, curiosos, inventivos, inquisitivos, adaptáveis, flutuantes, sagazes, enganosos e com habilidade para fazer disparates.

2 – A Casa de Mercúrio pode mostrar o tipo de coisas que ocupam e atraem a nossa mente.

Exemplos:

Mercúrio na Casa 6: pode pensar muito em saúde ou trabalho.

Mercúrio na Casa 9: pode ocupar-se muito com espiritualidade, sentido da vida, viagens, filosofia.

3 – A casa de Mercúrio é o lugar onde nos podemos envolver com questões referentes a família, parentes, vizinhos e colegas:

Exemplos:

Casas 3 (irmãos, vizinhos), 4 (pais), 5 (filhos), 7 (marido, mulher), 8 (heranças: irmãos, tios), 10 (podemos trabalhar com parentes), 11 (colegas, amigos)

 

Mercúrio por aspectos

Mercúrio é muito influenciado pela natureza do planeta que o aspecto, especialmente com a menor orbe possível:

Exemplos:

Marte / Mercúrio — acelera a mente e a fala

Vénus / Mercúrio — afecto no pensamento e na comunicação

Urano / Mercúrio — pode obrigar-nos a dizer exactamente como nos sentimos, sem nos preocuparmos com o efeito que isso causa

Neptuno / Mercúrio — mente criativa e intuitiva, cura, arte, psiquismo, mediunidade (se bem aspectado), ou pode produzir pensamentos vagos e confusos (se estiver mal aspectado)

Plutão / Mercúrio — pode querer sondar o funcionamento mais profundo e oculto da mente e da consciência

 

 

Em resumo : O que deve ficar a saber sobre Mercúrio ?

 

Deslocação diária: cerca de um grau e trinta minutos (excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento)

Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do zodíacopouco menos de um ano (entre 2 semanas a dois meses em cada signo)

Retrogradação: três vezes por ano, aproximadamente 20 dias

Casa associada: terceira e sexta

Signos que rege: Gémeos e Virgem

Dia da semana: quarta-feira

Personagens simbolizadasirmãos e irmãs, primos, vizinhos, colegas (trabalho e escola), colaboradores, amigos na infância e na adolescência (os conhecidos na escola e na vizinhança), crianças e jovens em geral.

Funções fundamentaisanálise racional, aprendizagem, atenção, curiosidade, raciocínio, conversação e comunicação (oral e escrita), locomoção física, destreza manual, conhecimento (informações e dados), percepção sensorial, mediação (interface).

Valores positivoshabilidade manual e intelectual, engenhosidade, vivacidade, espírito prático, versatilidade, perspicácia, objectividade, inteligência activa, espírito crítico, boa assimilação das ideias e das informações, gosto pela investigação e pela descoberta, cultura geral, gosto de comunicar, adaptabilidade ao ambiente, diplomacia, espirituosidade.

Comportamentos negativossuperficialidade, dispersão mental e física, agitação e tensão mental, instabilidade, nervosismo, indecisão,  tagarelice («falar por falar»), coscuvilhice, irresponsabilidade, difamação, criticismo, sarcasmo, mentira, falsidade, engano, perversidade, calculismo, parcialidade, dogmatismo, cepticismo, racionalização, problemas de comunicação, distracção.

Fontes :
Sebenta de Astrologia – Ano 1 – José Augusto
cova-do-urso.blogspot.pt : mercurio-caracteristicas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *