nasa-mars

Marte em Astrologia – O Impulso Inicial

Marte em Astrologia – O Impulso Inicial

 

Marte é o 1º planeta exterior do sistema Solar, representa o 1º impulso em direcção ao exterior; manifesta o desejo de experiência e crescimento.

Marte representa a energia que se coloca em tudo e a força que usamos para abrir os caminhos para a nossa vida. É a energia que dispomos para irmos “ fora de nós” buscar mais valias.Marte o senhor da guerra, simboliza o desejo e o principio activo que se pode exprimir como conquista e afirmação pessoal.




Marte representa o corpo de desejos, a alma emocional procurando expandir o princípio masculino de virilidade e de auto-afirmação, a coragem e o valor próprio no modo como cada um responde aos desafios exteriores.

Capacidade de trabalho e de acção, agressividade, virilidade, força e energia que nos faz viver. Energia básica de sobrevivência, de pioneirismo e de coragem. Ambição e competição! Seja em que local for, Marte encoraja-nos para encararmos os desafios e darmos o nosso melhor. Os impulsos de Marte relacionam-se directamente com o nível de energia física dispensada para a acção, com o desejo de conquista, com o grau de adrenalina com que lutamos pelas coisas.

Está associado a calor e febres e é empreendedor e audaz.

É importante notar que a energia de Marte tanto pode ser positiva como destrutiva.

Todo o potencial e força acontecem no que nasce mas ainda sem o direccionamento para a vida. A energia Marciana é uma energia vital e ela é a nossa capacidade de acção. Marte é essa energia de que dispomos para agir mundo fora de nós, para realizar, para materializar, conquistar, daí o Marte nos falar da agressividade, virilidade, da acção.

Os desejos e impulsos inconscientes controlam quase por completo o corpo emocional. Marte é força, é energia viva que nos faz viver. Uma energia da Primavera onde a energia sai da terra e se materializa para fora, emerge é uma energia que tem todo o potencial e a força do que nasce mas ainda não tem a qualidade de direccionamento porque acaba de nascer.

É a energia de que dispomos para abrir caminho para a nossa vida, quer seja para agirmos no mundo fora de nós em busca à conquista do que gostamos, o que amamos, o que valorizamos, em busca de mais valias, novas formas de compreender o mundo.

Esta energia pode ser bem ou mal canalizada, é uma energia básica de sobrevivência, de pioneirismo, de coragem.É a polaridade masculina” o amante ao nível físico”.

Rege a nossa sexualidade e pela negativa governa as armas, é conflituoso, agressivo, pouco prudente e pouco corajoso e está ligado a acidentes e cirurgias. Contudo a energia de Marte pode ser muito útil se usada convenientemente.

Marte é a forma como concretizamos os desejos, como revelamos as energias e a capacidade que temos de nos afirmarmos como indivíduos.

Marte corresponde ao animus e ao princípio masculino no interior da mulher.Num tema feminino mostra o tipo de amante que ela atrai.

Pela negativa é agressivo, conflituoso, imprudente, pouco corajoso, Pela positiva; dinâmico, empreendedor, audaz, conservador.

À medida que o homem vai superando a sua natureza mais primitiva a energia Marciana é canalizada de uma forma construtiva, Marte – (a força do desejo) transfigura-se em aspiração e dedicação a um ideal. Os desejos tornam-se cada vez menos egocêntricos para incluírem um sentido comum de bem-estar, uma partilha desejada das diferenças que em vez de se repelirem se atraem naquilo que têm de complementar. Trata-se de sublimar o fogo primordial dos impulsos através de emoções e sentimentos cada vez mais nobres e subtis para que a obra alquímica seja realizada.

A alma emocional deva dar lugar á alma espiritual.

A casa, o signo e os aspectos planetários a Marte mostra-nos a forma como essa energia é dirigida a capacidade que temos de nos afirmarmos como indivíduos.

 

Marte : O Glifo

A Cruz sobre o Círculo

Antigamente, o símbolo de Marte era a cruz sobre o círculo, actualmente o símbolo tornou-se uma seta sobre o círculo, que pode representar armas e escudo.Marte- Glifo

O símbolo de Marte leva-nos a três significados importantes:

  • A cruz sobre o círculo indica a matéria, o instinto (+) sobre o espírito, a razão (O). Marte representa de facto uma energia instintiva, primitiva e de sobrevivência<. Pode ser interpretado como o espírito aprisionado sob a matéria ou sujeito a limitação da matéria.
  • A cruz sobre o círculo também representa o agir (+) antes do raciocinar, antes de pensar (O). Marte representa acção impulsiva, imediata, não estratégica.
  • Marte também representa hieróglifo do “masculino” e pode-se associar o seu símbolo com os órgãos genitais masculinos e Marte de facto representa o masculino, o macho, exactamente como a polaridade de Vénus. No mapa astral de um homem Marte representará as suas qualidades masculinas, como ele lida e expressa sua masculinidade. No mapa de uma mulher, Marte mostra como ela lida com seu lado masculino e qual é o seu arquétipo de homem, quais as qualidades que para ela, um homem deve ter.




Associações à Alquimia

Na alquimia Marte representa a necessidade de controlar os impulsos instintivos, animalescos, o desejo do homem, para encontrar a pureza e a individuação.

Seu símbolo alquímico é o “Enxofre vermelho”, substância que psicologicamente esta associada ao aspecto sexual e também ao demónio que reside no “mundus inferior” ou a força instintiva que reside no inconsciente.

Os alquimistas também consideravam importante usar a energia de Marte a serviço da consciência (Sol) e com disciplina (Saturno), mas não eliminá-la, já que ele é um princípio de energia Vital e coragem.

Marte foi considerado por muito tempo, na astrologia antiga, um planeta maléfico, exactamente por representar o causador dos conflitos interiores entre vontade e desejo, entre a razão e o instinto.

 

Mars

Associações à Mitologia

Os gregos e os romanos consideravam O deus Ares/ Marte de forma diferente. Ares era pouco prestigiado na Grécia e muito adorado em Roma.

Para os gregos, Ares era um deus pouco popular no Olimpo. Era colérico, grosseiro, agressivo e briguento e não muito inteligente. Adorava a guerra mas era pouco estratégico e perdia sempre para sua irmã Atena.

Atena é a polaridade oposta de Marte, esta deusa era filha de Zeus e não tinha mãe. Zeus sofria de uma forte dor de cabeça e pediu para Hefesto a abrir e ver o que se passava. Hefesto assim o fez, e lá de dentro do crânio de Zeus saltou a deusa Atena, já adulta, vestida e armada, dançando uma dança de guerra para o pai.

Este invulgar nascimento revelou mais tarde as principais características da deusa, que era a mais inteligente, lógica (nasceu da cabeça), justa e estrategista. Hera, mulher de Zeus, ficou cheia de inveja por ele ter conseguido ter uma filha sem sua ajuda e por vingança e frustração fez gerar dentro de si um deus que se equiparasse a Atena.

Este deus era Ares, tão guerreiro quanto Atena, mas muito menos inteligente e estratégico. Este intratável deus nasceu da frustração e da vingança, e sua energia agressiva era descontrolada, Atena o conseguia vencer até com uma pequena pedra.

Astrologicamente Marte representa aacção impulsiva, pouco estratégica e que nasce da frustração. Representa tambémrivalidade, ira, raiva, impaciência, violência e intransigência.

Já em Roma, o Deus Marte era visto de forma muito diferente. Era o protector de suas lutas, era visto como o mais bravo, corajoso e destemido dos deuses. As vitórias e conquistas eram atribuídas a ele. Marte era visto como o deus protector da virilidade dos homens, bem como da vontade, e da coragem.

O mito conta que Marte era apaixonado por Afrodite, e eles viviam um caso amoroso, graças ao jeito agressivo, conquistador e viril do deus.

 

Marte por Signo

 

1 – O signo de Marte mostra o modo como:

– nos manifestamos

– buscamos aquilo que desejamos

2 – A natureza do signo ocupado por Marte mostra como podemos expressar:

– a nossa identidade

– o nosso poder

– a nossa potência

Exemplos:

– Marte em Gémeos: usando as palavras

– Marte em Balança: pelos relacionamentos ou pela afirmação dos ideais

3 – O signo de Marte indica como:

– a energia sexual é expressada

– o impulso sexual é afirmado

4 – Assim como Vénus tinge todos os seres humanos para expressarem o seu lado feminino, Marte tinge para que se expresse o lado masculino.

 

Marte por Casa

 

1 – A casa onde está Marte, a casa cuja cúspide recai Carneiro e, em certa medida, a casa cuja cúspide recai Escorpião permite-nos expressar melhor:

– a nossa identidade

– o nosso poder

– a nossa potência

porque estas casas são os lugares onde precisamos desenvolver o domínio da vida e do mundo exterior.

Exemplos: Marte nas casas 1, 2 e 10 pode impelir-nos para ter negócio próprio.

2 – A casa de Marte mostra a área de vida onde nos podemos sentir agressivos, impacientes e levados facilmente à raiva.

– Se não estivermos em contacto com a energia marciana, nem expressando-a, a posição da casa de Marte pode indicar uma área que nos leva à depressão ou às doenças.

3 – A casa de Marte mostra uma área da vida pela qual tentamos impressionar os outros com:

– o nosso poder

– o nosso ar mais afirmativo (o “macho latino”)

– a nossa sensualidade

Marte por aspecto

 

1 – Qualquer planeta que faça aspecto com Marte influencia e tinge o modo como nos afirmamos.

– com Urano: Marte intensifica e eleva a afirmação e a auto-expressão

– com Saturno: pode retardar ou prejudicar a afirmação

2 – Os planetas que formam aspectos tensos com Marte indicam o tipo de problema, conflito ou dilema que enfrentamos para expressar a nossa autonomia e individualidade.
3 – A natureza do planeta que forma aspecto com Marte pode indicar a forma como afirmamos a nossa identidade:

– com Neptuno, pode indicar que nos sentimos “poderosos” por meio das coisas neptunianas (música, espiritualidade, etc.) e nos identificamos com elas

Em resumo : O que deve ficar a saber sobre Marte na Astrologia?




Representa a forma como conquistamos o desejado, como desejamos e tomamos para nós o que queremos.

Astrologicamente, Marte também representa virilidade, sexualidade e paixão. Indica o trabalho que escolhemos e o modo como o realizamos. É fortemente associado com a experiência de irmãos, pai e homens em geral. Onde estiver Marte, existem com certeza problemas. Mas há, também, o instinto lutador que permite progredir na vida. Marte mostra desafios e a capacidade de os enfrentar com bravura. Tem ligação com o sistema muscular.

Deslocação diária: aproximadamente 50′ (excepto quando está retrógrado ou em alteração de movimento)

Tempo necessário para completar uma deslocação ao longo do zodíaco: cerca de 23 meses (cerca de 2 meses em cada signo, mas quando retrograda pode ficar até 7 meses)

Retrogradação: uma vez a cada 26 meses, durante cerca de 80 dias

Casa associada: primeira e oitava

Signo que rege: Carneiro e Escorpião

Exaltado em: Capricórnio

Em detrimento em: Touro e Balança

Em queda: caranguejo

Idade da vida mais representativa: desde os 36-40 anos (fim do período solar) até cerca dos 54 anos (início do período de Júpiter)

Personagens simbolizadas: o homem enquanto amante; os amigos, homens com idade aproximada à da pessoa. O rival, o adversário, o inimigo.

Funções fundamentais: combatividade, competitividade, conquista, independência, separatividade, desejo, instintos agressivos, de defesa e sexuais, energia anímica e libidinal, impulso auto-afirmativo e vontade pessoal (à semelhança do Sol).

Valores positivos: determinação, assertividade, virilidade, audácia, energia, sangue-frio, ardor, dinamismo, coragem, gosto pela aventura, prontidão para a acção, gosto pela conquista, força pessoal, carácter independente, resistência, autodefesa, gosto pela vitória.

Comportamentos negativos: impaciência, imprudência, violência, cólera, excessiva competitividade, tirania, espírito vingativo, brutalidade, conflituosidade, temeridade, gosto excessivo pelo risco, irritação, egoísmo, arrogância, espírito destrutivo, prepotência, autodescontrolo, insatisfação permanente, hiperactividade, intolerância. Mas também cobardia, hesitação, medo, inércia, sentimento de impotência, recusa da competição, renúncia, inibição, improdutividade, energia intermitente e fraca.

Outras representações e especificidades de Marte:

  • Marte é o impulso energético que sustenta o indivíduo na sua afirmação; é a capacidade de acção disponível para se realizar a expressão solar e a de outros planetas. Representa a força anímica, a energia ao dispor do Ego e das suas capacidades e concretizações.

É a energia viril que se impõe sobre o ambiente e que o conquista e domina. Marte é o instinto de sobrevivência, assente nas pulsões agressivas e sexuais. Representa a força da competição, a força que anima a luta e que permite ao indivíduo agir e derrubar ou ultrapassar os bloqueios, contrariedades e as oposições exteriores.

  • Num relacionamento afectivo enfatiza a saciação do desejo sexual e o comportamento para se alcançar tal fim, em ambos os sexos.

Numa mulher, Marte também é o indicador do tipo de amante que ela deseja, o tipo de masculinidade que a atrai (em associação com Vénus, que indica o que a satisfaz).

Num homem, representa a forma como ele atrai sexualmente a mulher e como se apresenta enquanto detentor de uma virilidade.

Qualidades: Dinâmico, empreendedor, audaz. Descreve as nossas determinações, o modo como alcança o sucesso, como conquista e consegue o que ambiciona. Descreve o temperamento

Partes do corpo: sangue; bexiga; genitais; nariz; seios perinasais.

Dia da semana: terça-feira

Metal: Ferro

Pedras preciosas: Granada, Jaspe e Cornalina

Cores: Vermelho-sangue (como Marte) e vermelho-escuro (como Geburah)

Palavras-chave: Armada, sangue, talhante, carros, controvérsia, doença, condução, energia, executivos, alho, armas, calor, heróis, incenso, inflamações, ferro, facas, bisturi, cachimbos, piratas, assassino, paixão, lâminas, sarcasmo, desporto, cirurgia, tabaco, virilidade, guerra, etc.

 

Fontes e textos: Sebenta de Astrologia – Ano 1 – José Augusto
cova-do-urso.blogspot.pt : marte

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *