A influência da Lua nos vários aspectos da vida humana
Qual a influência que a Lua tem nos diversos aspectos da vida humana ?
A Lua e a Fertilidade
Tradicionalmente a Lua representa o Princípio Feminino: a mulher mãe na sua capacidade de fecundar, gestar, proteger e nutrir sua cria. Por isso, atribui-se a ela a regência sobre todos os processos e formas de fertilidade e nutrição. Partos, gravidez, gestação, concepção – estão todos sob a área de influência da Lua.
Ela também actua sobre o metabolismo, o apetite, a assimilação dos alimentos e dos líquidos no organismo e, portanto, sobre o processo de se ganhar, manter ou perder peso.
Na Lua Nova a fertilidade está em alta e é possível notar a facilidade na fertilização e gestação.
A Lua e as Emoções
”É a Lua que dá o tom emocional do dia”, causando um grande impacto sobre o comportamento humano, sobre o humor das massas e sobre o estado de ânimo colectivo. A sensibilidade, as reacções e as flutuações emocionais das pessoas são reflexos em grande parte dos movimentos da Lua.
Certas posições da Lua no Céu predispõem as pessoas a se sentirem muito mais receptivas, extrovertidas e encorajadas, ao passo que outras, ao contrário, inclinam as pessoas a se mostrarem mais desanimadas, fechadas e até pessimistas.
O grau de carência emocional e maior necessidade de afecto, também estão muito associados aos ciclos da Lua.
A Lua e o Público
A Lua não regula só as marés dos oceanos. Rege também as marés humanas. Os comportamentos de massa estão muito sujeitos às influências da Lua. Ela actua sobre o humor e o estado de espírito das pessoas e interfere sensivelmente sobre o comportamento do público. A maior ou menor frequência de público a um evento é muito marcada pela posição da Lua no Céu.
A Lua Cheia deixa as pessoas mais inquietas tornando o clima propício para atrair grandes públicos.
A Lua e os Negócios
Os negócios também recebem forte pressão dos movimentos da Lua. A flutuação do mercado financeiro é um típico exemplo de actividade que responde muito às influências da Lua. Este mercado depende bastante de uma resposta psicológica positiva e confiante das pessoas: outro típico campo de influência da Lua é o psicológico.
Para se fechar negócios, pedir aumento, procurar emprego, apresentar projectos, divulgar uma ideia ou um serviço, começar um trabalho, pedir empréstimo, cobrar dívidas, assinar contratos, comprar e vender, deve-se procurar uma Lua favorável.
A Lua Crescente é a mais indicada para começar novos empregos, comprar imóveis e fazer parcerias.
A Lua e Ciclos de Crescimento
A Lua regula as subidas e descidas de qualquer ciclo. Há definitivamente crescimento e queda de energia numa maré de pico ou de baixa associada à Lua. Qualquer actividade, situação ou comportamento que tenha um começo determinado, se expanda e se desenvolva até alcançar os seus resultados plenos e, depois se retraia em direcção a uma diminuição, está directamente sob a influência da Lua.
Por exemplo, engordar ou emagrecer é, em última instância, a extensão dos efeitos da Lua nas suas fases de aumentar – crescer, ou diminuir – minguar. Como uma visível barriga no céu.
Tudo que quisermos que cresça e se revele ou, ao contrário, que diminua e se contraia, perca a força ou até desapareça, deveremos fazê-lo sob a correcta influência da Lua.
No mesmo caso poderemos incluir: tratamentos de saúde e beleza, dietas, gestação, jardinagem, agricultura, transacções bancárias, relacionamentos e muitas outras actividades.
A Lua e os Relacionamentos
[row][column lg=”4″ md=”4″ sm=”12″ xs=”12″ ]
[/column]
[column lg=”8″ md=”8″ sm=”12″ xs=”12″ ]
O mais próximo corpo celeste da Terra, a Lua mexe espectacularmente com as emoções e os desejos colectivos. Interfere, portanto, nos romances e na vida afectiva.
Dependendo do signo em que a Lua se encontra no céu, da sua fase ou dos aspectos formados com outros planetas, ocorre uma disposição maior das pessoas para os romances, os encontros, e as aproximações.
Os sentimentos podem estar mais apaixonados ou mais esfriados. A comunicação emocional pode estar mais fácil ou, ao contrário, as manifestações afectivas mais contidas. Laços antigos podem, em alguns momentos, ser mais gratificantes do que novas aventuras. Tudo isto depende da Lua!
[/column]
[/row]
A Lua e a Saúde
A Lua não rege só as marés dos oceanos, ela também tem actuação decisiva sobre todos os líquidos do nosso planeta, inclusive os do nosso corpo. Por esta razão, é aconselhável observar o comportamento da Lua antes de nos submetermos às cirurgias. Devido ao controle que o astro exerce sobre os líquidos do organismo, pode inibir ou predispor a inchaços, hematomas, edemas, hemorragias e interferir na qualidade e na duração do pós-operatório.
Não faça cirurgias sob a Lua Cheia, pois há maior risco de hemorragia; prefira a Lua Minguante que é a melhor fase para fazer diminuir o problema.
A Lua e o Sono
Como contrapartida do Sol – o astro do dia – a Lua preside à noite e interfere directamente sobre a quantidade e qualidade do sono e dos sonhos. Sonos agitados, noites mal dormidas ou, pelo contrário, horas reparadoras de descanso e sonhos sublimes, dependem em grande parte da passagem da Lua pelos signos e dos aspectos formados com outros planetas.
Agora que sabemos como a Lua interfere nos nossos assuntos, poderemos descobrir como usar essas influências a nosso favor e extrair o melhor partido de cada fase deste astro nocturno.
O que deve saber sobre cada Fase da Lua
Lua Crescente
Esta fase lunar favorece uma desarmonia de qualidades. Temos que lutar para que nossos projectos e intenções se concretizem. Começam a surgir obstáculos e teremos de os enfrentar se quisermos realizar nossos sonhos. Não é hora de desistir nem de perder o ritmo.
Este é um período de bastante movimento, em que as coisas se aceleram, mas ainda não ganharam forma. Ainda há tempo de fazermos as mudanças necessárias ou de corrigir algumas abordagens. Porém, nem tudo vingará e o padrão que predominar na Lua Crescente será o que irá progredir durante todo ciclo lunar. É preciso então, prestar bastante atenção à natureza deste padrão, isto é, se for positivo haverá um crescimento do sucesso, mas se for negativo o crescimento será dos obstáculos.
Será contudo bom para:
- Começar trabalhos novos
- Favorável para os romances
- Relacionamentos iniciados aqui têm maiores chances de durar
- Bom para conquistas
- Aquisições e compra de imóveis, são beneficiadas
- Ideal para se abrir poupança, iniciar investimentos, cobrar dívidas, pedir aumento e começar um novo trabalho
- Favorável a dietas para ganhar peso e tratamentos para se elevar taxas de deficiências no organismo.
- Fase da Lua particularmente benéfica para fertilidade e gestação
- Ideal para os tratamentos de beleza
- Indicado para corte de cabelo, onde se deseje um crescimento rápido
- Bom para eliminar a tinta ou permanente dos cabelos
- Favorável para actividades onde se deseje o comparecimento de grande público.
Lua Cheia
Esta Lua torna as pessoas mais sensíveis e inquietas. Mexe muito com o estado emocional geral e altera o humor. É também conhecida como a fase das realizações e transbordamentos (para melhor ou para pior). Se durante a Lua Crescente tivermos conseguido cumprir as etapas de crescimento e resolvido todo os entraves a tempo, teremos aqui o apogeu, caso contrário, poderemos sentir frustração.
As emoções e as sensações aguçam-se sob o efeito desta Lua e, por exemplo, por conta de uma obsessão, os relacionamentos podem ficar preocupantes. É bem mais difícil manter o equilíbrio e como tal convém, dessa forma, procurar manter a calma.
Será contudo bom para:
- Bom momento para atrair público.
- Se está só, é um bom momento para procurar alguém.
- Se está a tentar aproximar-se de alguém, esta é a hora de se revelar
- As diferenças entre parceiros evidenciam-se muito nesta fase Lunar.
- Se estiver a iniciar um relacionamento, fique atento .
- Óptimo para se concluir um negócio, poupança ou investimento
- Corte o cabelo se quiser que ele cresça depressa
- Esta Lua beneficia a hidratação e nutrição da pele
Evite:
- Cirurgias sob a Lua Cheia. Há maior risco de hemorragia
- Iniciar regimes para emagrecer. Nesta fase, eles não trarão o resultado esperado.
- Fazer depilação e pintar os cabelos
Lua Minguante
Esta Lua é óptima para se largar situações insatisfatórias, porque estamos menos atingidos por elas. Tudo perde um pouco a intensidade e a importância. Aproveite esta fase para os momentos introspectivos e as “auto análises”.
Não insista em assuntos ou projectos que não vingaram até agora. Aguarde por nova chance na Lua Nova. Não dê a partida. Recolha energias e utilize-as para terminar coisas e finalizar pendências.
Será contudo bom para:
- Trabalhos de pesquisa, arquivo ou revisão de papéis
- Se for o caso de você querer livrar-se de uma relação desgastada (de qualquer natureza), aproveite este período
- Bom para pegar empréstimos e fazer dívida
- Fazer um balanço das despesas e controlar gastos
- Ideal para dietas de emagrecimento e de desintoxicação
- Esta é a melhor fase para cirurgia (o problema diminui)
- Também são favorecidos os tratamentos dentários
- Se você quer diminuir o volume do cabelo, corte-o aqui
- Aconselhável para pintar o cabelo
- Bom período para depilação, o crescimento dos pêlos é retardado pela Lua Minguante
Mas evite:
- Iniciar projectos ou tarefas.
- Marcar entrevistas.
- Iniciar um novo emprego ou uma nova actividade.
- Inaugurar alguma coisa
- Iniciar uma nova relação Não insista em relação a alguém que o esteja evitando
Lua Nova
A Lua Nova representa o período mais fértil para dar início a tudo o que for novo na nossa vida. Podem ser situações, projectos, ideias, tentativas, etc. Todas as coisas que podem acontecer encontram-se em equilíbrio de forças. Temos que tentar e arriscar.
Ideal para experimentarmos formas diferentes de fazermos as coisas. Uma dieta, um exercício, mudar de estilo, tentar um comportamento novo ou realizar um propósito há muito tempo acalentado. Podemos, dessa forma, reinaugurar tudo outra vez. Temos novamente outra chance.
Qualquer coisa deve ser plantada aqui. Nem tudo florescerá, mas este é o período mais fértil para isso. Todas as possibilidades estão presentes. Tudo o que projectarmos nesta época, um pensamento, palavras ou planos terão maior chance de serem concretizados.
Bom para
- Trabalhos onde possamos ter maior autonomia e liberdade.
- Tomar iniciativas e lidar com qualquer negócio como se fosse seu.
- Relações já existentes e que sejam estáveis, podem ganhar novo impulso e frescura.
- Óptimo para iniciar poupanças e fazer aquisições.
- Corte de cabelo e o crescimento será acelerado.
- Iniciar tratamento de beleza.
- Mudar de visual.
A lua biodinâmica
Também a relação entre a lua e as constelações determina o que deveremos fazer no campo.
Existe uma relação entre a posição em que a lua se encontra nas constelações e os órgãos das plantas que se encontram em maior actividade.
Se a lua se encontrar numa constelação do elemento fogo (carneiro, leão, sagitário) estamos num dia de fruto e por isso é o fruto da planta que está mais potencializado. É por isso altura para trabalhar as culturas que nos darão o fruto – as courgetes, os tomates, as abóboras,… É também nestes dias que deveremos fazer as podas para que possamos ter frutos vigorosos.
Se a lua se encontrar numa constelação do elemento terra (touro, virgem, capricórnio) estamos num dia raiz e por isso são as raízes que estão mais activas. Nestes dias devemos semear, transplantar e cuidar de vegetais de raiz ou tubérculos.
Se a lua se encontrar numa constelação do elemento água (caranguejo, escorpião, peixes) o dia é chamado de folha e por isso são os vegetais de folha a quem devemos dar particular atenção – couves, alface, salsa,…. Para a colheita deste tipo de vegetais é preferível, no entanto, escolher dias de fogo ou ar para que eles se conservem melhor.
Se a lua se encontrar numa constelação do elemento ar (gémeos, balança, aquário) deveremos tratar das plantas das quais estamos interessados em obter as flores como por exemplo a couve-flor, os bróculos e as flores em particular.
Existem calendários que podem ser consultados online e que nos dizem em que tipo de dia estamos. http://www.the-gardeners-calendar.co.uk/
Fonte: Apontamentos José Augusto