Astrological-Chart

A Casa 1 em astrologia – Ascendente – Casa da Identidade

A Casa 1 ou Ascendente (Asc)

 

Representa a nossa aparência, a vitalidade, a iniciativa e a auto-expressão.

É a casa do corpo físico.

blankchart-casa-1

 

Casa 1 – Auto imagem  –  Ascendente (Asc) – simboliza o EU.

É a nossas auto imagem (como nos vimos e como os outros nos vêem). A personalidade individual.

Corresponde ao Carneiro.

Tem a ver com:

Começo; Início; Personalidade; Corpo; Atitude; Como nascemos; Como parto para a vida; O efeito que causo nos outros

Juntamente com o sol e a lua, o ascendente é um dos factores mais importantes num horóscopo.

O signo no princípio da primeira casa diz-nos imenso acerca da personalidade de uma pessoa, do seu temperamento e da sua constituição.

Tipifica a nossa reacção instintiva e mostra como nos apresentamos ao mundo. O planeta que rege o signo ascendente é de particular importância para a interpretação.

 




 

Signo Ascendente: o que significa

Na Grécia Antiga, a palavra horoskopos queria dizer “Ascendente”, que é o  “marcador do tempo”. Marca o início da Casa 1 – a casa do Eu.

O Ascendente, tal como a posição dos planetas nas Casas, é um factor altamente dependente da exactidão da hora de nascimento. É o ponto mais individual de um mapa astrológico, portanto, o mais especial.

O Ascendente é a linha que inicia a Casa 1 e que a sintetiza.

 

E o que revelará então o Ascendente?

 

É a energia fundamental que caracteriza a experiência do nosso nascimento, a nossa personalidade, bem como o papel principal que viemos descobrir e desempenhar.

Quem conhece bem o seu papel mais facilmente se sentirá uma estrela, mais facilmente se sentirá realizado e feliz, por viver com um sentido maior e mais profundo.

A análise desta área do mapa astrológico dá-nos indicações adicionais sobre a experiência através da qual nos descobrimos como indivíduos, a forma como tomamos iniciativas e a maneira como começamos nossas acções. Descreve mais pormenores sobre a imagem que projectamos exteriormente e dá algumas pistas sobre como os outros nos vêem, seja do ponto de vista físico ou comportamental.

O Ascendente mostra a nossa reacção natural a novas pessoas e situações. É a resposta espontânea, o nosso modo de piloto automático quando enfrentamos um novo ambiente. Em menor grau de importância ele dá indicações sobre a nossa aparência e nossas características físicas.

 

Mas como está exactamente o Ascendente relacionado com as Casas?

 

A Casa 1 representa a nossa casa como um todo e o seu aspecto exterior. Planetas aí posicionados, terão uma importância imensa na nossa realização pessoal. O Ascendente é o ponto de início da Casa 1 e, nesse sentido, é o portão principal que nos define, na relação com os outros.

Está muito associado à nossa imagem física – corpo, rosto, olhar – por ser o lado mais visível perante o exterior. Está também ligado ao nosso parto e primeira infância, por corresponderem à entrada na vida.

Numa primeira fase de consciência, apenas vivemos os atributos físicos associados ao nosso Ascendente e aos planetas posicionados na Casa 1. Parecemos, mas não somos. À medida que amadurecemos, passamos também a sentir e pensar de acordo com essas energias. Parecemos e somos.

A Casa 1 mostra como encaramos a vida, nos apresentamos para o mundo e também a nossa saúde e vitalidade em geral. Por exemplo, com Leão nela, apresentamo-nos de uma maneira grandiosa. Com Virgem, somos mais detalhistas e críticos. Com Aquário, tornamo-nos mais indiferentes e intelectuais.





 

O Ascendente e os Elementos

 

Ascendentes de Elemento Fogo (Carneiro, Leão, Sagitário) terão, em média, uma presença física mais extrovertida ou imponente. Enfrentarão desafios de verdadeira independência, coragem, orgulho e fé, ao longo da vida.

Ascendentes de Elemento Água (Caranguejo, Escorpião e Peixes) serão normalmente pessoas mais tímidas e sensíveis. Serão desafiadas a ganhar um verdadeiro sentido de intimidade e partilha afectiva, com o tempo.

Ascendentes de Elemento Ar (Gémeos, Balança e Aquário) serão tendencialmente indivíduos mais modernos e comunicativos. Com a maturidade, serão pessoas cada vez mais sociáveis, adaptáveis e amigas.

Ascendentes de Elemento Terra (Touro, Virgem, Capricórnio) corresponderão a pessoas discretas e confiáveis. A vida irá desafiá-los a serem indivíduos realmente produtivos, trabalhadores e organizados.

 

Assumindo totalmente o arquétipo do nosso Ascendente e respectivas configurações planetárias na Casa 1 mais facilmente viveremos a plenitude nos diversos planos: afectivo, pessoal ou profissional.
Resumindo, qualquer astro posicionado na casa 1 – a casa do Eu ou individualidade – terá um peso imenso no nosso caminho, carácter, relação com o corpo e percurso de afirmação pessoal.

 

Temas da Casa 1 na Astrologia

 

O EgoPrimeira atitudeImagem projectadaComeçosImagem pessoal
Iniciativa
O Eu / Identidade pessoalPrimeira impressãoNascimentoComo percebemos o mundo
Corpo físicoPerspectiva pessoalAtitude básica em relação à vidaExpressãoConduta espontânea
VitalidadeAutoconsciência AparênciaNosso efeito primário sobre os outrosManeirismos
Máscara
Estilo pessoalNovas situaçõesPersonalidadeComo iniciamos as coisas

 

Por estarem naturalmente ligados ao nascimento, o Ascendente e a Casa 1 são energias recorrentes sempre que iniciamos alguma coisa. Quando tomamos iniciativas e começamos algum projecto, estamos “nascendo de novo”, nalguma actividade ou acção.

 





Fontes :
Professor José Augusto : Sebenta de Astrologia – 1ºAno
João Medeiros : Introdução à Astrologia – Casas de Consciência

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *